O Avenida dos Aliados, foi um demo realizado pelo grupo Gamelords (futuros Seed Studios) de modo a captar investidores para o desenvolvimento de um videojogo de aventura open-world estilo Grand Theft Auto utilizando a licença do Euro 2004.

Esta equipa, desde a sua formação em 2000, sempre procurou desenvolver um videojogo completo, como tal, e querendo abordar esta questão de um modo profissional criou algumas demos (Survivors, Room) de modo a mostrar as suas capacidades de trabalho a potenciais investidores.

Já em 2002, conseguiram através do seu trabalho obter três reuniões, sendo que apenas uma delas (com a Linha de Terra Studios) teve frutos.

Desta empresa veio o primeiro pedido profissional para a realização de um demo de modo a obter investimento para desenvolver um videojogo utilizando a licença do Euro 2004, já que neste ano o campeonato europeu de futebol foi realizado em Portugal.

Com este investimento, a equipa trabalhou durante três meses, alterando o motor gráfico que estavam a desenvolver na altura, introduzindo melhorias no sistema de animação, física para veículos, um novo sistema de iluminação, entre outros.

Como produto final, tinham uma reprodução fiel da Avenida dos Aliados em 3D e tal como no videojogo G.T.A., era possível levar a personagem a explorar a avenida, entrar num carro e conduzir pela mesma, com vários detalhes que ajudavam ao realismo como pombos que reagiam à passagem do jogador.

Infelizmente, a licença do Euro 2004 foi comprada pela Electronic Arts, e assim, sem o investimento necessário para continuar o desenvolvimento deste videojogo, decidiram cancelar o projeto e passar para o próximo, que seria o Holy War, cuja história já foi relatada neste blog.

Anúncios