VGPT

O arquivo online dos videojogos portugueses

Sobre/P.F.P.

(NOTA: como este é um site português, P.F.P. quer dizer perguntas frequentemente perguntadas)

O que é isto?

VGPT é um arquivo dedicado à preservação da história dos videojogos em Portugal, tanto os lançados como cancelados, tanto retro como modernos.

Como começou?

Começou como um projeto meu, Pedro Matos (Jump/Error) quando em 2013, encontrei duas aventuras gráficas dos anos 90 que não estavam referenciadas online e sobre as quais era praticamente impossível encontrar informações.

Algum tempo depois, acabei por contribuir para um livro – Videojogos em Portugal por Nelson Zagalo – e depois de ler este livro e perceber a quantidade de jogos obscuros e cancelados que não estavam referenciados online, decidi começar a coleccionar e estudar a história destes jogos, esperando um dia criar um arquivo online para expandir o estudo para além das limitações do livro.

Quem é que escreve estas coisas?

Por enquanto, só eu, mas planeio colaborar com algumas pessoas da comunidade online de retrogaming e gamedev para que possam contribuir e assim criar uma associação dedicada à preservação dos videojogos portugueses, semelhante à japonesa Game Preservation Society.

Porquê?

Bem, resumidamente, porque alguém tinha de o fazer.

A maioria dos jogos mais antigos era distribuída em meios frágeis e com uma duração reduzida como cassetes ou disquetes, além disso, muita desta informação (como sobre os jogos cancelados) hoje em dia apenas pode ser encontrada em jornais e revistas, que por serem facilmente descartáveis, são algo que com os anos fica cada vez mais difícil de encontrar.

Por isso, decidi coleccionar estes objectos e preservá-los, disponibilizando-os online, para que o trabalho de tantos não se perca para sempre…

Outra grande motivação foi poder ver o crescimento da comunidade retro, a criação de sites como o Unseen64 e projetos similares dedicados à preservação e estudo da história dos videojogos, razões mais que suficientes para me fazer ver que era a altura certa para abrir este site.